Uma disciplina cujo objetivo é seguir adiante com eficiência. As pessoas têm muitas definições, como: “ir do ponto A ao ponto B”, “traçar obstáculos”, perseguir ou fugir“. Para uns é filosofia de vida e para outros é sensação de liberdade. Porém meras palavras não são suficientes. O Parkour nasceu na década de 80 na França e foi idealizado por jovens que viviam em busca de aperfeiçoar uma técnica, onde os deixariam fortes e capazes de guiar seus corpos, a qualquer direção desejada passando por qualquer obstáculo a sua frente. Um desses jovens chamado David Belle que logo seria bombeiro e quis guiar os passos de seu pai Raymond Belle, uma figura de grande aptidão física Campeão dos bombeiros sapadores de subida de corda. Recompensado com a medalha de honra graças aos seus salvamentos heróicos. combatente da guerra do Vietnã adepto das disciplina Parcours du Combatant e Método Natural. Com certeza um grande influenciador do Parkour que logo deixaria seu legado para seu filho. David Belle hoje é conhecido no mundo inteiro como o percussor do Parkour.
Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem, qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida.Educando jovens ávidos por novas experiências. Um tracer (praticante do parkour) é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocíno rápido e observação. De acordo com David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência.
Eu costumo falar que a eficiência do Parkour é uma soma de fatores que acaba em um resultado benéfico. Como por exemplo: imagine você em uma emergência tendo que percorrer um espaço (Rua) que você nem conhece. E de repente você terá outra dificuldade; você não sabe onde fica o ponto de chegada, e conseqüentemente nem imagina quanto tempo vai gastar para chegar lá. (Não saber onde fica o ponto de chegada vai depender muito da situação). Você tem como objetivo chegar no tal lugar rapidamente sem perder tempo. Mais ai é que ta; a rapidez é um fator importante mais não é tudo. Ser rápido ou abusar da velocidade pode trazer algumas conseqüências quando não se domina com disciplina a técnica do Parkour. Isso acarretaria em “Errar” ou “Falhar”, mais nada que muito treino com dedicação não resolva.
E essa soma de fatores seria;
1. Manter atenção total no seu percurso (Foco). Lembrando que não devemos seguir adiante tentando pensar no que fazer antes de cada obstáculo seja ele qual for até mesmo o espaço vazio. 1° vem o obstáculo depois o movimento dessa forma poderemos ser fluente em nosso percurso.
2. Devemos nos recuperar rápido após cada movimento para continuar fluindo. O Parkour dispõe da melhor técnica na arte da locomoção. Como por exemplo: você precisa atravessar um muro com um MONKEY (movimento onde você utiliza os braços ao passar no obstáculo. Detalhe suas pernas vão encolhidas por entre os braços e antes de aplicar o movimento você aplica um salto impulsionando seu corpo antes de tocar as mãos, lhe proporcionando velocidade) e você não precisa parar de correr, o movimento é executado durante sua corrida sem interrupção. E qual seria a recuperação rápida após o movimento? A chegada ao chão será de forma leve, pois os braços utilizados no inicio, além de nos proporcionar velocidade e estabilidade serve também para, amenizar o impacto fazendo com que não percamos tempo diminuindo a nossa velocidade por ter recebido uma camada grosseira de impactos nos pés.
3. Economizar energia. Como já tinha falado o Parkour dispõe de técnicas apuradíssimas e automaticamente lhe proporciona essa vantagem, e quando falo de economizar energia me refiro á manter seu percurso de forma confortável. Como por exemplo: você tem um muro de 4 metros para subir, não adianta querer inventar a subida batendo com os dois pés ou subir de um braço só etc... Você só precisa subir no muro rapidamente batendo na parede com um dos pés agarrando a parte superior rapidamente e puxando seu corpo para cima. Obs: não é tão simples quando não temos a técnica, pois devemos treinar para desenvolvê-la. A economia de energia é importante para continuarmos nosso percurso de forma fluente seja qual for o seu tamanho. Pois na maioria das vezes não sabemos o que vem pela frente.
4. Manter a integridade física intacta. Temos que respeitar nosso corpo, pois é a nossa ferramenta para o percurso. Imagine se você faz um movimento de forma inconseqüente pensando em ser rápido e falha! Vamos supor que na execução de um monkey uma das suas mãos escorrega e na aterrissagem você machuca seu pé. Como continuara seu percurso de forma fluente? É onde volto ao inicio e digo mantenha toda atenção (foco) e acrescento ainda. Seja um Tracer disciplinado.
Esses fatores tratasse dos pilares do parkour, sem eles não seria possível ter eficiência.
BONS TREINOS
By Adilson Veron
0 comentários:
Postar um comentário